ABNT e normas de medidas

18 abr

Existe muitas dúvidas dos consumidores e confeccionistas em relação às normas de vestibilidade, que estão sendo estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Seguir a grade de tamanhos proposta será obrigatório? Haverá mudanças nas informações das etiquetas? O que vai mudar para o consumidor e para o fabricante?

Para esclarecer estas e outras questões, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) realizou uma coletiva de imprensa no mês de fevereiro, contando com representantes da ABNT, do INMETRO e da própria ABIT. Uma das principais ambição é relativo à obrigatoriedade de obedecer os padrões de tamanhos e medidas que serão propostos. Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro Têxtil e Vestuário da ABNT, esclarece que as medidas funcionarão apenas como sugestões para as marcas, não sendo obrigatórias.

Normas de Vestibilidade
Em novembro de 2009, a ABNT publicou a NBR 15800, que apresentou as normas de vestibilidade para confecções infantis. O documento contém 24 medidas (entre elas tórax,
cintura e quadril) que ajudam as confecções de moda infantil a padronizar suas grades de tamanhos. Entretanto, as marcas que quiserem continuar usando suas grades atuais podem fazê-lo sem problemas. Assim, o médio da marca X poderá ser diferente do médio da grife Y. Quanto mais empresas aderirem às normas da ABNT, no entanto, melhor para o consumidor e para as marcas, pois a padronização evita trocas e, principalmente no caso da moda infantil, ajuda quando a criança não pode (ou não quer) provar a peça.

tabela de medidas infantil

As normas de vestibilidade para a moda masculina estão em fase de elaboração e contarão com dezoito medidas para três tipos de corpos: atlético, normal e especial (para os tamanhos plus size). No caso do vestuário feminino, não há previsão para divulgação dos padrões.

Indicação de Medidas
A ABIT também sugere que as confecções incluam nas etiquetas ou em uma tag presa às peças informações sobre as medidas de corpo que determinada roupa irá vestir. Assim, uma calça que sirva bem uma pessoa com noventa centímetros de cintura poderá ter em sua tag a informação “cintura: 90 cm”. Essa medida deverá ser em relação ao corpo do cliente e não à largura da peça, já que alguns tecidos possuem elasticidade e medem bem menos quando estão fora do corpo.

Pela sugestão da ABIT, o tamanho das medidas apresentadas depende da peça: uma blusa pode conter uma tag indicando as medidas de busto, ombro e cintura, já uma calça, de cintura e quadril. Assim como a grade de tamanhos sugerida pela a ABNT, a indicação dessas informações não será obrigatória. Entretanto, a concorrência entre as empresas e a popularização do comércio online fará com que cada vez mais marcas adotem essa atitude.
Apesar de atualmente a maioria das confecções brasileiras indicar em suas etiquetas somente as informações obrigatórias (nome do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e tamanho), o e-commerce está exigindo que mais informações sejam dadas.

Por isso, algumas lojas virtuais, não só disponibilizam as medidas de seus produtos como oferecem tabelas para que o consumidor descubra qual o tamanho mais adequado para o seu corpo.

About these ads

4 Respostas to “ABNT e normas de medidas”

  1. fewally setembro 7, 2011 at 6:43 PM #

    OLÁ HANNA ESTUDO NA UNIP E POR ACASO ENTREI NO SEU BLOG , GOSTARIA DE SABER , SE EXISTE UMA TABELA PARA ADULTOS , PQ EM TODA A MINHA PESQUISA , QUE ASSUMO NAO DUROU MAIS DE 30 MINUTOS , NAO ACHEI NADA SOBRE ISSO
    AAH VC ME DA AULAS !!
    beijos

    • hannakramolisck setembro 13, 2011 at 3:25 PM #

      Oi FE!
      Então a ABNT ainda não finalizou o processo de aprovação e estudo da tabela nacional de medidas para os públicos feminino e masculino adulto

  2. valeria setembro 11, 2011 at 2:40 PM #

    Muito obrigada pelo post e por divulgar a tabela da ABNT! :-)

  3. eliane tiengo janeiro 20, 2014 at 1:36 PM #

    achei valioso as informacoes que pude aproveitar para confeccao de minhas modelagens,obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 144 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: