A Fotografia de moda e sua evolução – 1º parte

29 jun

O começo de tudo

No início do uso da fotografia, ela não era vista com bons olhos, pois as pessoas não a via como arte ( elas tinham a pintura para retratá-las), a fotografia pode ludibriar e também no começo do século XX a fotografia era muito cara esse foi um forte motivo para demorar para ela entrar no jornalismo, que foi a porta para a fotografia entrar na moda.

No início da fotografia de moda as mulheres sempre estavam paradas, parecendo existir um certo desconforto ou então elas apareciam em posses como se estivesse andando calmamente. As roupas eram mostradas por inteiro.

Ao longo da primeira metade do século, a fotografia de moda muda de status, a ilustração de moda ( que no século XIX e começo do século XX é a forma mais importante de mostrar a roupa e a moda), passa a ser substituída pela fotografia.

Década de 20

Na década de 20 o artista plástico Man Ray começa a fotografar para a moda, ele vai para essa área levando toda a experimentação, tanto que suas fotografias possuem uma linha artística, pois a experimentações que ele faz com a foto na hora da revelação cria um novo efeito nunca visto até então. Ele traz também um quê de surrealismo para essas fotos.

Nessa época há uma preocupação enorme em dar ênfase para a roupa que na maioria das vezes o fundo é branco para não tirar a atenção da roupa que é o que mais importa na imagem.

Nessa década as mulheres estão começando a ter o corpo mais solto, sem nada que as apertem, sem o espartilho, usam roupas que aparecem a canela, cabelos curtos, muda a postura da mulher com relação ao modo de se comportar na frente da sociedade. Nesse período todos os tipos de tabus até então não eram nem comentados em mudar, estavam sendo mudados, então nada melhor que um experimentalista para mostrar a moda com a arte da fotografia.

anos 20

anos 20

Década de 30 e 40

Nessas décadas, as revistas Vogue e Harper´s Bazzar surgem com a linguagem fotográfica para dialogar com o leitor quando falam de moda.

Na década de 30 começa –se a comercialização de filmes fotográficos coloridos.

Os ensaios fotográficos mostravam mulheres chiques, com jóias maravilhosas e essas mulheres tinham uma postura clássica e chegavam a ter um ar esnobe.

A Harper´s  Bazaar contrata Dahl- Wolfe e com a ajuda do diretor de Arte Alexey Brodovitch, revolucionaram a atitude da revista, cirando uma publicação de moda e uma cultura visualmente inovadora, dando a seus leitores uma perspectiva moderna e americana da vida, até então moldada pela vanguarda européia. As imagens criadas por Dahl Wolfe representavam essa dinâmica da equalização exercida pelos Estados Unidos sobre a modernidade, porém seus trabalhos nunca foram excessivamente experimentais como do Man Ray, a ponto de intimidar o leitor. Seu trabalho era influenciado pelo estilo documentário contemporâneo, porém continuava a ser a fotografia de moda que tinha como ponto central a roupa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com a escassez de tecidos de luxo, começou a ser utilizados tecidos simples e surgiu o estilo prático e esportivo. Com a depressão por motivos econômicos a produção em massa de roupas simples em tecidos grossos e mais fácil em ais barato, e com isso tudo surgiu a produção em larga escala, que também ajudou o acesso a artigos de moda.

Em 1945, a revista Elle Francesa trouxe uma foto em cores na capa. Nos Estados Unidos as mulheres começam a ser bombardeadas por anúncios de televisão, refrigerantes, telefones, e até mesmo carros, algo que só algumas européias tinham esses bens de consumo. A moda passa vende-lôs, a revista Vogue, com fotos do Americano Richard Avedon trazem um novo conceito de fotografia de moda que conhecemos hoje, e que tem se tornado cada vez mais constante no mercado, principalmente como estratégias de marketing.

Ainda dentro dessa década também tme o “Bum” do estilo Hollywoodiano, e a fotografia de poda passa isso, mulheres belíssimas, com suas posses de divas do cinema com roupas estilo New Look Dior.

anos 40

anos 40

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