A Fotografia de moda e sua evolução – 2º parte

29 jun

Década de 50

A década de 50 no Brasil, a indústria da moda cresce e se torna assunto, notícia e faturamento publicitário, surgem as revistas Manequim em 59 e Claudia em 61 no Brasil.

Nessa época surge lendas no Cinema como; James Dean, Marlon Brandon, entre outros. Nesse tempo surge o modo de agir enfrente a uma sociedade que a transgressão, o Rock ´n Roll, os jovens começam a consumir mais, e com isso a indústria da moda passa a vender mais e para um público ainda novo para eles, surge um interesse em chamar a atenção desse novo consumidor, com isso as revistas começam a criar uma nova linguagem para atingi-los.

Década de 60

Fotógrafos como David Bailey e Helmut Newton, reconfiguram a fotografia na década de 60, com temáticas bizarras e tiradas do cotidiano acompanhando as revoluções culturais e anti-culturais da época.

AS revista Nova na Inglaterra, tratou da construção de imagens de moda e do conteúdo do Editorial de moda, ela podia ser vista com uma postura menos rígida em relação aos seus Anunciantes e leitores. A Nova era uma revista para ser possuída para ser desmanchada e montada novamente e ser guardada.

Helmut 60´s

Helmut 60´s

Teve um ensaio feito pelo fotografo Hans Feuer que ele fez três quadros, as imagens eram dispostas ao longo da revista, um no verso da outra, em três páginas duplas consecutivas. A leitora comprava duas cópias da revista e colava as imagens juntas, podia-se montar um pôster com cerca de 2 metros. Porém a revista Nova nunca foi vista como uma revista de moda. A fotografia de moda que era mostrada na revista Nova era considerada um insulto.

Em abril de 65, a revista Harper´s Bazaar mostra pela primeira vez um ensaio fotográfico com uma modelo Negra.

1º modelo Negra

1º modelo Negra

Década de 70

A revista Nova fez de seu editorial de moda o estilo deixa de ser uma questão do que você está usando e torna-se uma maneira como você usa.

Nessa época surge um jeito novo dos fotógrafos se posicionarem para tirar as fotos das modelos, ele tiram fotos de baixo para cima, para deixar a modelo mais comprida, com as pernas mais longas.

Veruschka 70´s

Veruschka 70´s

Até o começo dessa década as roupas eram feitas exclusivamente para tirar as fotos, e sob medidas para as modelos que iriam usar a roupa. Também a partir desse época as capas das revistas de moda começam a ter uma relação como  conteúdo delas, pois até então não existia essa coerência.

Década de 80

Nessa década surge as comentadas campanhas da marca benetton. Uma das campanhas comentadas foi a United Colors of Benetton, que escolheram modelos com acentuadas características étnicas e nomes escritos nos seus próprios idiomas ( cada etnia tinha embaixo o seu idioma). Mas usava certas características básicas, genéricas que não apenas possibilitam situa-la dentro do gênero publicitário, algo que era facilitado por uso de jovens, modelos convencionalmente bem aparentados, códigos de iluminação, o fundo era branco de estúdio, mas também evitava características de outras instituições culturais legítimas.

campanha Benetton

campanha Benetton

Os anos 80 aponta duas novas direções: o biperrealismo e o neopicturialismo, com figuras sobrepostas e remetendo ao inicio da fotografia. E o fotografo nessa década se posiciona na frente da modelo para tirar as fotos.

Década de 90

Surge a androgenia, o Kitsch eo rebuscado, a luz dura estilo J.R. Duran.

Teve a onda Heroína Chic, que causou muitos comentários de repudia com esse tipo de editorial de moda.

Nos anos 90 aparece dois novos fotógrafos no Brasil Marcelo Krasilcic e Rafael Assef, eles estabeleceram um trânsito entre o cenário de moda e da arte.

Anúncios

2 Respostas to “A Fotografia de moda e sua evolução – 2º parte”

  1. Laisa julho 10, 2009 às 8:21 PM #

    Oi, Hanna! Parabéns pelo blog!
    Adorei especialmente esses posts sobre fotografia =)

    Abraço!

  2. hannakramolisck julho 13, 2010 às 10:21 PM #

    essas informações fora coletadas fazendo uma pesquisa vasta a alguns anos atrás, desde livros nacionais e internacionais, sites sobre fotográfia e revistas de moda antigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: