Street Wear – 1º parte

10 jul

O wear é que define as ocasiões de uso do público alvo.

Para atender as necessidades de uso das pessoas as empresas tem se aprofundado cada vez mais nas especificações dos wears. A origem do wear está no casual, sportswear e habilé. Como ponto de partida, estes wears ganharam novos adjetivos, qualificando-os para cada específica de uso da roupa pelo indivíduo.

 

STREET WEAR

O streetwear são roupas de rua usadas no cotidiano do indivíduo nas cidades com influências nas tribos urbanas ( grupos urbanos), também sofrem influências das roupas esportivas. Este segmento veio dos jovens que não queriam seguir as carreiras dos pais e saíram para as ruas á procura de emprego e de uma identidade e independência também expressas no modo de se vestir.

Tudo começou com a revolução industrial e o aparecimento das primeiras cidades urbanas onde a confecção  industrial em massa democratizou a moda.

No século xx as ciências da natureza tecnológica, relações internacionais, a política e o comércio sofreram uma rápida evolução. Também as estruturas sociais e a arte, em todas as suas diversas formas e correntes, sofreram fortes modificações. E a moda passou por várias revoluções nesta época. O rock and roll, o cinema e a televisão tiveram importante papel no modo de se vestir dos jovens nos anos 50. E a juventude tornara-se um fator de mercado importante que já não poderia ser ignorado. Presley e James Dean e Marlon Brandon, ídolos da juventude dos anos 50, são fenômenos característicos da tendência de prolongamento da adolescência, que teve o início justamente nesta época, como Peter Pan não queriam ser adultos, o que significa que já não se contentavam com a vida repartida entre trabalho e família da geração dos seus pais. Iam contra os valores baseados na acumulação de dinheiro e no supostamente correto, bem como a banalidade e o tédio do mundo pequeno – burquês. A infantilização da sociedade ocidental tem origem nos anos 50 e nos protestos dos jovens rebeldes e trouxe suas modas igualmente rebeldes. O streetwear é um segmento de mercado de moda que produz roupas.

 

Moda New Edwardian e Teddy Boys

 

As jovens burgueses, contrapunham um estilo mais opulento do que o de seus pais e ás privações dos anos de guerra. Inspirados no estilo da moda masculina do tempo de Eduardo VII da Inglaterra, usavam calças justas, casacas, ou casaco cintado com punhos e lapela de veludo, completando se possível, relógios de bolso e alfinetes de gravata com brilhante.

Em Londres no início dos anos 50, começaram a aparecer os Teddy Boys. Eram jovens do meio operário, que passavam seus tempos livres nas ruas juntando-se em gangs. Usavam casacos muito grandes e em tons escuros, com uma fila de botões e ombros exageradamente largos, calças largas, mais justas em baixo e que formavam pregas á volta do tornozelo. Começaram também a usar calças jeans justas. Para completar, usavam camisa engomada, colete e uma gravata muito fina ou um laço. Os sapatos tinham sola grossa de borracha, mais tarde os Teddy Boys começaram a usar sapatos extremamente bicudos. Este look encaixava perfeitamente com o penteado, um enorme topete fixado com a ajuda de muita brilhantina. No final dos anos 50 os teddy boys foram desaparecendo suplantados pela cultura pop, que começara a se formar

 

teddy boys

teddy boys

O jeans e o american Way of life

Nos anos 30 na América as calças jeans deixaram de ser usadas apenas para ocasiões de trabalho e começaram a ser usadas em ocasião de lazer. Nos anos 50 começaram a ser exportadas para a Europa e representavam um ideal de vida americana, e se impuseram principalmente devido ao significado simbólico que tinham de liberdade e protesto contra a burguesia. Além disso eram práticas e robustas. Hoje em dia, passaram a ser usadas em qualquer ocasião, fazendo parte do guarda roupa  básico  da maioria das pessoas, e perderam quase por completo seu potencial de rebeldia, a não ser quando são rasgadas.

 

Juventude como ideal da sociedade

Nos anos 60 na Europa a geração pós guerra estava a ficar adulta mas o ideal de beleza era a juventude, que havia atingido os domínios da sociedade e da moda. Tinha-se formado uma forte e poderosa camada de consumidores juvenis, que não dispunham de dinheiro para consumir produtos de alta costura.

Desta forma a moda perdia o seu caráter elitista tornando-se  um fenômeno de Massa e da juventude para atender este mercado . Em finais da década de 50 a Moda  é usada também para manifestar pontos de vista  políticos.

A geração  de 60, deixara de se definir segundo valores burgueses, como a moral e a boa educação, pondo a nu a ambiguidade desses termos. A sexualidade pela primeira vez era livre. A pílula fez sumir o medo da gravidez indesejada, o que possibilitava uma sexualidade independente do preconceito burguês. Quem quisesse ser descolado tinha que ser sexualmente libertino.

A mulher-menina com seus olhos grandes e ingênuos  à observar o mundo com seu corpo sem curvas, ocupava o lugar da senhora elegante que outrora era o ideal de beleza. Twiggy tornou-se a primeira top model, ela era o ícone da beleza.

 

Twiggy

Twiggy

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Uma resposta to “Street Wear – 1º parte”

  1. Bia outubro 16, 2009 às 10:42 AM #

    Olá, meu nome é Bia e sou estudante de moda….. gostaria de saber qual é a fonte desse seu post, pois ele me interessou muito para o meu TCC. manda um e-mail!!

    Bjs

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