Livros de Moda

11 ago

Livros que todo aluno de moda deveria ter na sua biblioteca particular ou no mínimo ler todos eles

Fundamentos De Design De Moda (em Portugues) (2009)
SORGER, RICHARD / UDALE, JENNY / FURMANKIEWICZ, EDSON
BOOKMAN COMPANHIA ED

capa do livro Fundamentos de Design de Moda

capa do livro Fundamentos de Design de Moda


Sinopse
Do conceito à criação tridimensional – os principais elementos do design de uma coleção são revelados em ‘Fundamentos de design de moda’. O leitor saberá como uma coleção é formada, para quem é desenhada e como é lançada. Vai conhecer os diferentes tipos de tecido, maquinários e métodos de fabricação. Entenderá o mercado da moda e os diferentes cargos que fazem parte dessa indústria.

Historias Da Moda (em Portugues) (2009)
BRUCHARD, DOROTHEE DE / GRUMBACH, DIDIER / CANEDO, JOANA
COSAC NAIFY

Capa do livro Historias da moda

Capa do livro Historias da moda

Sinopse
Este livro mostra como os principais estilistas e criadores enfrentam os novos recursos da profissão, a gestão das marcas, a internacionalização, a globalização, a relação com o mercado financeiro e o marketing. Ao captar suas evoluções sociais e estéticas, Grumbach analisa a moda como um reflexo das mudanças da sociedade e expressão da individualidade em relação às transformações políticas. A obra inclui ainda, cronologia e bibliografia sobre o assunto.

Moda – Um Curso Pratico E Essencial (em Portugues) (2009)
STALDER, ERIKA
MARCO ZERO EDITORA

Capa do livro Moda um curso prático e essencial

Capa do livro Moda um curso prático e essencial

Sinopse
Todas as roupas e acessórios, mesmo os que não estejam necessariamente na moda atual, servem para situar os estudantes da área de moda sobre processos de criação e tendências, além de mostrar que podem servir de inspiração para releituras. Uma das curiosidades do livro é sobre como determinadas épocas da história influenciaram a moda, especialmente os períodos de guerra. Naqueles tempos, a recessão promovia reformas de roupas usadas e a diminuição do tecido nas confecções, gerando novas tendências. Além disso, os estilistas sempre se inspiraram nas roupas e acessórios militares, cujas características são de fato atraentes – eles precisam ser resistentes, práticos, impermeáveis e úteis. Casacos, calças, chapéus, botas, bolsas, cintos, quase todos os itens militares já despertaram idéias nas criações da moda, e quase todas se tornaram eternas, como o trench coat, o blazer, a pulseira de placa, a calça utilitária (cargo) etc.

Moda Como Ela E, A (em Portugues) (2006)
VIEIRA, SILVIA / DISITZER, MARCIA
SENAC SAO PAULO

Capa do livro A Moda como ela é

Capa do livro A Moda como ela é

Sinopse
A rotina de trabalho nos diferentes segmentos da moda. Esse é o diferencial do livro ‘A moda como ela é – Bastidores, criação e profissionalização’, que revela o dia-a-dia dos personagens no mundo fashion, desde as etapas de desenvolvimento de uma coleção, passando pela história de algumas marcas, até a comercialização das peças. Se o tema já exerce verdadeiro fascínio, ‘A moda como ela é’ contém curiosidades e informações que atraem ainda mais o leitor, já que é escrita de forma investigativa pelas jornalistas Marcia Disitzer e Silvia Vieira. Por meio da apuração de depoimentos de estilistas e empresários brasileiros em visitas feitas durante um ano a ateliês, fábricas, pólos de confecção e outras empresas de porte variado, as jornalistas traçam perfis de quem está no cotidiano dos salões de costura, das mesas de corte e das passarelas, compartilhando com o leitor a história de vida e o trabalho desses profissionais. Em um diversificado painel, a obra aborda sete segmentos importantes da produção de moda – luxo e exclusividade, tecido plano, moda íntima, moda praia, tricô e malharia, jeans e acessórios. Mostra também alguns aspectos do varejo e da comercialização, comenta as perspectivas para o mercado de moda e apresenta, com toda a clareza, a irreversível exigência de profissionalização e especialização desse mercado. Ao final do livro, o leitor encontra ainda um guia de feiras, eventos e semanas de moda no Brasil e no exterior.

Moda Do Seculo Xx, A (em Portugues) (2009)
MUNDO DA ARTE
MENDES, VALERIE / LA HAYE, AMY DE / BORGES, LUIS CARLOS
WMF MARTINS FONTES

Capa di livro A Moda do Século XX

Capa di livro A Moda do Século XX

Sinopse
Da silhueta em S da virada do século ao bustiê da década de 1990, este levantamento explora os desenvolvimentos significativos da moda num século que testemunhou uma preocupação crescente com a aparência pessoal e o vestuário. ‘A moda do século XX’ concentra-se em movimentos e inovações essenciais nos estilos masculino e feminino e explora-os por meio do trabalho dos estilistas e costureiros originais e influentes. O livro compreende os estilistas e centros de moda mais importantes do século e também os desenvolvimentos em acessórios, penteados e maquiagem, a importância da produção em massa, os avanços nas fibras artificiais, etc.

Coleçao Moda Brasileira, V.1 (em Portugues) (2007)
QUEIROZ, JOAO RODOLFO / BOTELHO, REINALDO
COSAC NAIFY

Sinopse
A coleção, iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, traça um panorama da moda contemporânea através da trajetória de cinco dos mais importantes estilistas do país – Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues. Todos os volumes incluem cronologia detalhada, constituindo não apenas material de pesquisa fundamental para estudantes e profissionais da moda, mas motivo de deleite para qualquer amante da arte.

Coleçao Moda Brasileira, V.2 (em Portugues) (2008)
MODA BRASILEIRA
QUEIROZ, JOAO RODOLFO / BOTELHO, REINALDO
COSAC NAIFY

Sinopse
A Coleção Moda Brasileira tem cinco novos volumes – André Lima, Clô Orozco, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço. A série pretende traçar um panorama da moda contemporânea nacional registrando a trajetória de alguns dos mais importantes criadores. Assim como na primeira leva da coleção, estes títulos também foram conceituados de acordo com o universo criativo de cada estilista. Os livros trazem encadernação especial costurada e sobrecapa diferenciada para cada volume. Reunindo material fotográfico com cerca de 1000 imagens de aproximadamente 70 coleções, registradas por mais de 50 fotógrafos, todos os volumes incluem prefácio, análises de ensaístas convidados e cronologia.

Corpo E Moda (em Portugues) (2008)
OLIVEIRA, ANA CLAUDIA DE / CASTILHO, KATHIA
ESTAÇAO DAS LETRAS

Sinopse
As leituras propostas nos possibilitam enfocar interdisciplinarmente as atuais fronteiras do corpo e da moda, assim como as interpenetrações desses campos; explorar o corpo e a moda como discurso das culturas, com suas estéticas e éticas específicas; definir a participação do corpo e da moda nas interações sociais como definidores do sujeito, da sua história e das relações subjetivas e ainda analisar corpo e moda na circulação de valores contemporâneos na construção da identidade e da sociedade.

Engrenagens Da Moda, As (em Portugues) (2001)
OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS
FEGHALI, MARTA KASZNAR / DWYER, DANIELA
SENAC RIO

Sinopse
No mercado da moda, tecnologia e profissionalismo são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Neste livro, Marta Feghali e Daniela Dwyer retratam cada ‘peça’ dessa complexa estrutura, começando pela história, atravessando a questão tecnológica, chegando às descrições de cada ocupação profissional e dando dicas sobre as melhores oportunidades de trabalho e de negócio.

Fio A Fio – Tecido, Moda E Linguagem (em Portugues) (2006)
CHATAIGNIER, GILDA
ESTAÇAO DAS LETRAS

Sinopse
Um livro repleto de informações sobre os tecidos. Suas histórias e origens, seus processamentos técnicos, seus usos e costumes, o fascínio ou a surpresa de identificar uma textura. O texto costura estética com comportamento e discute a arte de escolher tecidos diante de tendências profissionais ou desejos pessoais.

Inventando Moda – Planejamento De Coleção (em Portugues) (2007)
TREPTOW, DORIS
EMPORIO DO LIVRO

Sinopse
Este guia explica as etapas do desenvolvimento de produtos. Inclui os seguintes tópicos – Conceito de moda e coleção; Perfil do consumidor; Gestão do design; Pesquisa em moda; Calendário de vendas; Cronograma de produção; Dimensão da coleção; Ficha técnica; Custos e Preço de venda.

Fashion Design – Manual Do Estilista (em Portugues) (2005)
JONES, SUE JENKYN
COSAC NAIFY

Sinopse
‘Fashion design’ combina o desenvolvimento passo a passo de uma coleção de moda com informações sobre o funcionamento do comércio global. Esta edição ampliada chega ao Brasil, num volume de 204 páginas, com 304 imagens entre fotos, ilustrações, croquis e diagramas explicativos.

Moda Do Seculo (em Portugues) (2008)
BAUDOT, FRANÇOIS
COSAC NAIFY

Sinopse
Até o final do século XIX, a história da moda não se separava da história do vestuário. Vestia-se segundo a classe social, a fortuna, a condição ou o tipo de trabalho. Porém, com a chegada do século XX, tudo começou a mudar. A aparência de homens e mulheres passou a se alterar rapidamente. Hoje já se pode dizer que a moda mudou mais nos últimos 100 anos que em todo o século passado. Uma aventura alucinada, irreal, insensata, mas profundamente essencial. E é esse movimento constante de gostos e tendências que este livro persegue, refazendo a trajetória da moda através de datas históricas, nomes famosos, ícones da moda, pioneiros, múltiplas correntes estéticas, maisons de alta-costura e de jovens criadores contemporâneos. Em ‘Moda do século’, o escritor François Baudot faz com que a história dialogue com o efêmero, o conhecimento com a frivolidade, a aparência com a pura sedução.

Dicionario Da Moda (em Portugues) (2006)
SABINO, MARCO
CAMPUS

Sinopse
O ‘Dicionário da moda’ é o resultado de uma pesquisa importante e excessiva, para a qual foram consultadas diversas obras internacionais especializadas, além de sites, publicações e revistas nacionais a partir dos anos 40. O ‘Dicionário da moda’, com seus personagens, palavras, referências e idiossincrasias, é uma ferramenta de trabalho para todos aqueles que desejam navegar por este universo e reúne mais de 1300 verbetes, procurando desvendar uma grande parte do fantástico mundo da moda, nacional e internacional.

Dicionario De Termos De Moda (em Portugues) (2007)
AFLALO, DIANA
PUBLIFOLHA –

Sinopse
‘Dicionário de termos de moda’ reúne mais de 2.000 palavras usadas na imprensa especializada e na indústria da moda. O leitor encontrará os significados em inglês-português e português-inglês. Este glossário é indispensável para quem já sabe e para quem quer aprender mais sobre os termos do mundo fashion. Os verbetes são divididos entre partes de roupas, detalhes das peças, manipulação de tecidos, termos de costura, acessórios, sapatos, roupas básicas, roupas de praia, roupa íntima entre outros. É uma ótima referência para estudantes de moda e profissionais da área.

Moda E Comunicaçao (em Portugues) (2003)
BARNARD, MALCOLM / OLINTO, LUCIA
ROCCO

Sinopse
Uma peça de roupa não é moda até que alguém a use para indicar sua posição social real ou ideal. Esta é uma das máximas defendidas por Malcolm Barnard em seu novo livro, ‘Moda e comunicação’. Professor de História e Teoria da Arte e Design, o autor parte do princípio de que moda, indumentária, vestimenta, adorno e estilo são coisas completamente diferentes. E ele explica o porquê com base em teorias sociológicas, econômicas, políticas, psicanalíticas, filosóficas e, como não poderia deixar de ser, teorias da comunicação. Adorno, Barthes, Baudrillard, Derrida, Eco, Freud, Jameson, Lévi-Strauss, Lipovetsky, Marx, Engels, Platão e Saussure são apenas alguns dos diversos pensadores citados como base de sua argumentação sobre a moda, um elemento tão rico em frivolidade quanto em importância na história das sociedades.

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