Tribo Urbana – Preppys

27 ago
imagem de divulgação do seriado Gossip Girl

imagem de divulgação do seriado Gossip Girl

Preppy, também pronunciado preppie, é um termo surgido nos EUA. Refere-se a uma tribo urbana, tradicionalmente adotada nas universidades-preparatórias particulares do nordeste e também aqueles que frequentam alguns dos prestigiados colégios e universidades dos Estados Unidos. O termo preppy envolve características sofisticadas no vocabulário, na atitude, no vestuário e principalmente no estilo de vida de quem o adota. Modernos, antenados, cultos e globalizados, eles são grandes expoentes na mídia da tribo urbana que é a cara do século XXI
O termo teve sua grande aparição nos anos de 1970 e 1980. Sua grande audiência destacada primeiramente em 1970 com o filme Love Story, onde o personagem interpretado por Ali MacGraw’s tinha características dessa tribo.

cartaz do filme Love Story

cartaz do filme Love Story

Os preppys são os neo-mauricinhos e neo-patricinhas. Uma espécie de evolução desses dois estilos, mas sem a conotação pejorativa que era dada a eles. Um dos fatores que faz a mudança entre esses estilos são as cores e os tons que diferem entre os preppys (tons e cores mais modernos) e os mauricinhos/patricinhas, além do que o interesse pela moda para os preppys aumenta. A personalidade dos preppys é popularmente conhecida como desinibida, sem preocupações e sofrimentos (relação com a questão financeira), mas ao mesmo tempo apresentam um forte nível social, cultural, por isso preppys têm um conhecimento de etiqueta que em qualquer ocasião colocam em prática, tanto no vocabulário (não utilizam gírias) como nos gestos (cavalheirismo inglês).

 O termo, na sua origem, se referia a pessoas de um alto nível social e econômico, entretanto, isso já não é mais regra, pois esse estilo, através da mídia, divulgou um modo de vida no qual pode ser adotado por qualquer nível social, econômico, e principalmente por qualquer origem étnica. O conceito de preppy mudou muito, hoje, a vida dos preppys gira em torno da sofisticação, elegância, moda e bom gosto, sendo a moda o principal fator que define a tribo.

Na tradição, os preppys frequentam as faculdades preparatórias da elite, sendo ícones no que se refere a inteligência, capacidade atlética, sociabilização e saúde.

O estilo dessa tribo pode ir desde o boho, o Bohemian Look Chic, inspirado por Kate Moss e Siena Miller, com sobreposições bagunçadas, peças que não tem uma combinação óbvia nem no tipo e nem nas cores e uso de assessórios folk, até um estilo mais clássico, elegante e sóbrio.Para os homens, vale apostar no xadrez, nas listras, nos casacos e no uso de peças de crochê, como cachecóis ou suéteres.

Siena Miller - estilo Boho

Siena Miller - estilo Boho

No mundo fashion, o estilo dos preppys está ligado  a roupas e acessórios clássicos e conservadores. As marcas que vestem essa cultura são tais como o estilo destas: Brooks Brothers, J. Press, J.Crew, J. Mclaughlin, Polo Ralph Lauren, Lacoste, , Lilly Pulitzer, Patagonia e muitas outras.

No mais verdadeiro modo de vida dos preppys, existe uma maior preocupação com lado econômico, como por exemplo os locais das férias da família. Isto é um fator importante para os preppys tradicionais. Eles costumam frequentar nas férias de verão locais como: Newport, RI; Bar Harbor. Os lugares que os preppys atuais frequentam, geralmente shoppings e academias. Isso difere dos antigos preppys, que tinham obrigatoriamente um lazer mais luxuoso. Em resumo as diferenças básicas entre os estilos preppys são:

Preppys tradicionais: Modo de vida inevitavelmente faustoso, valorizavam o estatus, a reputação da família, os lugares de lazer.

Preppys atuais: Modo de vida não necessariamente requintado, e a não obrigatória aquisição do poder econômico para a obtenção desse título social.

As semelhanças que prevalecem entre esses dois tipos são o estilo das roupas e acessórios,a personalidade e o modo de ver a vida, sempre com classe e educação.

Personagem Blair do seriado Gossip Girl- preppy

Personagem Blair do seriado Gossip Girl- preppy

Anúncios

4 Respostas to “Tribo Urbana – Preppys”

  1. Bruna Monike janeiro 3, 2010 às 12:14 PM #

    amei essa tribo mais como é que eu faço para saber me vestir desse jeito?como saberei as combinaçoes certas?
    abraços de uma nova admiradora!

    • sandy janeiro 3, 2010 às 10:44 PM #

      bom bruna no estilo do preppy ñ precisa ter combinações , é um estilo meio bagunçado , então é vc por a roupa que estar na moda e a do seu gosto….
      beijOS
      by:SANDY

    • Bruno março 6, 2010 às 8:59 PM #

      Minha querida Bruna , não pude deixar de ler o teu comentário apesar de ser completamente desporpozitado.
      Gostaria de te informar , que o estilo preppy não é só uma maneira de se vestir ou agir, é um estilo de vida que nem todas as pessoas podem levar , apesar de muitas o quererem, para que todos fiquem informados o preppy estanos no sangue , nasce comnosco por isso não disperdissem o vosso tempo a tentar ser aquilo que nunca iram ser porque por mais que tentem sempre usaram o garfo de sobremesa para a entrada, sempre se sentiram mal vestidos não importa o que vistam…………….

      de Portugal com amor

  2. sandy janeiro 3, 2010 às 3:57 PM #

    bom gostei muito desse estilo , pois amo me vestir bem e quem se veste bem, então vc seguir essa moda é como vc quer se vestir bem e quer que as pessoas olhe para vc e diga nossa como ela se arruma bem …

    Então amei essa moda preppys……..s2…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: