It Girl

16 ago

 O termo “it girl” foi usado pela 1ª vez em 1927, pela romancista e roteirista inglesa Elinor Glyn, descrevendo algo que a atriz Clara Bow tinha no filme de mesmo nome, “It”. A personagem principal, uma cinderela moderna.

As características da personagem, ingênuo, mas irresistível, deram origem a um rótulo diferente ao da musa perfeita. Mais do que uma princesa, trata-se de uma pessoa autêntica.

Ao longo do século XX, o termo “it” se estabeleceu como uma qualidade muitas vezes intraduzível, mas que marcava um “algo a mais” de qualquer coisa.

O termo “it girl” então voltou à tona quando, há cerca de 10 anos, a jornalista inglesa Plum Sykes passou a entrevistar garotas conhecidas localmente, entre os jovens de Nova York e Los Angeles, para expor esses perfis na revista Vogue americana. Hoje, isso tornou-se comum em blogs de street style

Clara Bow

Hoje, uma it girl é uma garota atraente, com carisma e personalidade fortes, com informação de moda e o mais importante, com o potencial de sintetizar essa informação, criando um estilo único e que tem o poder de influenciar e se destacar entre os outros.

As it girls são vaidosas, gostam de se vestir, encaram a moda como diversão, tem prazer em se arrumar e não têm medo de ousar. Uma característica bem presente no estilo delas é o hi-lo, que é o uso de contrastes, vale mesclar texturas, cores e estilos, misturando peças de uma tribo com o de outra, como franjas e tachas, por exemplo. Assim, elas criam um novo estilo e lançam tendências.

O mais importante para uma it girl é seu carisma e capacidade de gerar admiração. Hoje em dia, elas têm um poder muito maior de influência no guarda-roupa das pessoas. Se antes uma it girl fazia uma resumo de um único estilo de uma determinada época, hoje, em que tudo é permitido na moda e o importante é ter o seu próprio estilo, uma it girl é essencial para ilustrar este conceito e mostrar como se faz.

Essas garotas, através da sua personalidade, influenciam diretamente no que e como as pessoas vão usar. Funcionando como personal stylist virtuais, traduzem para o seu próprio estilo o que vemos em desfiles e campanhas, mesclando roupas de grife a peças vintage e de lojas de departamento, tornando a moda mais acessível.

Com a proliferação dos blogs e sites de street style (uso nas ruas), pessoas são fotografadas e se fotografam o tempo todo. Por isso, temos a possibilidade de acompanhar, quase que diariamente, o que famosas e anônimas estão vestindo.

It girl não é sinônimo de celebridade, ela pode até vir a ser graças ao seu estilo se divulgado em um blog bastante acessado, como por exemplo o The Sartorialist, de Garance Doré, ou o hanneli.com, de Hannelli Mustaparta. Além de clicarem anônimos e famosos, também gostam de aparecer em seus posts, retratando tendências e o seu próprio guarda-roupa.

fotos retirados do Sartorialist

 

fotos retiradas do Hanneli

Por outro lado, it girl pode ser alguém que simplesmente influencia as pessoas  na sua cidade, no seu trabalho ou na sua turma. O que vale é ter carisma e um apurado senso estético, mas sempre com muita naturalidade.

A influência dessas garotas é tanta, que fez com que os papéis se invertessem muitas vezes. Ao invés de modelos ganharem mídia por estamparem marcas, as marcas ganham mídia por estarem associadas a determinadas personalidades fashion.

Agyness Deyn

 

Algumas  garotas  que são consideradas It- Girls e já são bem famosas:

– Agyness Deyn;

– Sienna Miller;

– Alexa Chung;

– Kate Moss;

 O Seriado Gossip Girl também faz referência  a It Girls, o figurinista Eric Daman adora combinar peças inéditas com peças clássicas, em um mix contemporâneo clássico, sempre com todo o glamour que as luxuosas grifes podem oferecer aos seus usuários.

Acompanhar exatamente o que está vestindo  uma das personagens aclamadas pelos fãs do seriado, virou tarefa para meninas do mundo inteiro, a ponto de chegarem as lojas com fotos das personagens procurando roupas idênticas as usadas por elas.

Garotas Gossip Girl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: