Profissões de moda

15 nov

Esse post é pra quem quer iniciar na área, está pensando em prestar vestibular em  uma faculdade de moda e não sabe muito ao certo no que pode atuar alêm de ser um estilista. O bom dessa área é que ela possui um leque grande opções.  O post é um resumo de algumas opções que se encontra na moda.

– Estilista

Esse é o profissional que da a cara da coleção, vai prever as tendências, que vai decidir que rumo a coleção vai tomar, quais matérias-primas, linguagem, tema etc.  Ele pode ser fixo na empresa ou ser freelancer.

project runway

Assistente de estilo – ele ajuda o estilista, faz os atendimentos aos fornecedores junto ao estilista, libera ficha técnicas, ajuda na pesquisa de imagens, etc;

assistente conhecida na tv: Jen do Gossip Girl

Modelista – Cuida dos moldes e da graduação deles, em cada coleção, faz ajustes nas modelagens, trabalho lado a lado com o estilista.

Piloteira – ela cuida das peças pilotos, é com essas peças que ela faz que é enviada pras facções para servir de base e modelo para seguirem a produção;

Gerente de produto – Cuida da produção da confecção, da logística da produção, qual o rumo a produção vai tomar, responsavel pela equipe do produto;

Técnico–Têxtil – é o profissional que ajuda a selecionar os materiais a serem usados, dos quais depende a qualidade do produto em termos de durabilidade, cuidado e acabamento. Usando peças pilotos, realiza constantemente o controle de qualidade;

Engenheiro Químico- Têxtil – Participa do processo de produção do tecido, desde o desenvolvimento do fio até o tingimento e acabamento. Ainda atua em engenharia industrial, manutenção, produção e controle de qualidade, além de fazer testes de encolhimento, lavagem e gramatura.

Comprador de Moda – Esse profissional atua em lojas de departamento, butiques, empresas de compra por catálogo e também na indústria têxtil, realizando encomendas de matéria-prima (tecidos). Com a ajuda de computadores e companhias associadas, ele decide quais produtos são adequados para a encomenda, de acordo com o seu grupo consumidor.

Stylist – è ele quem define junto do estilista, a imagem que vai pra passarela. O stylist é quem dá o fio condutor a coleção. Discute o tema e faz um relatório de pesquisa de imagem sobre livros e seleciona as peças mais fortes da coleção;

Vitrinista – Ele ajuda a construir a imagem da loja. Com recursos cenográficos e teatrais ou com um simples layout bem definido, ele apresenta a mercadoria em sintonia com os temas da moda;

Designer Têxtil – Cria desenhos para a estamparia, tramas ou padrões para malharia. O trabalho combina criatividade com conhecimento técnico têxtil. Designers têxtil frequentemente desenvolvem suas estampas e desenhos técnicos,em programas de computador. Uma vez completa estampa, o designer têxtil define as especificações da produção: o tipo de fio, fibras e tingimento, cartela de cores, tipo de tramas, estampas propostas;

Designer Gráfico – ele ajuda as mensagens dos textos e fotos a serem visualmente apresentados em revistas de moda, catálogos e propagandas. Seu trabalho se estende dos conceitos iniciais de um novo projeto à produção final de arte. Lápis e papel deram lugar aos computadores, mas, no caso dos artistas gráficos, ainda há o desenho e as habilidades de pintura e fotografia. Cores, formas e símbolos são estrategicamente usados para expressar essas interpretações no conceito geral do Design. O designer gráfico deve ter senso estético e sensibilidade para analisar corretamente as tendências e ser capaz de comunicá-las;

Beauty Artist – é a denominação para maquiadores e cabeleireiros, eles fazem testes de cabelo e maquiagem antes do desfile

Produtor de Moda – Atua como o braço-direito do stylist ou do fotógrafo de moda, trocando idéias, não como aquele que apenas busca roupas. Colabora no desenvolvimento do tema do desfile, pesquisa materiais para usar na apresentação e participa dos castings (escolha dos modelos). O produtor è quem torna viável o sonho do estilista e do stylist.

imagem tirada do blog tanomeupostit.wordpress

imagem tirada do blog tanomeupostit.wordpress

 

Figurinista – Concebe peças de roupas novas por meio de pesquisa histórica. Produz fantasias e trajes especiais. Assessora produções de comerciais, eventos, teatro, TV e cinema, criando vestimentas de diferentes épocas.

Croquis dos looks que a Figurista Arianne Phillips, apresentou para a turnê Sticky & Sweet da cantora Madonna

Consultor de Imagem –É o profissional que tem como objetivo principal, cuidar da imagem que o cliente irá passar com uma determinada roupa, auxiliando-o encontrar seu próprio estilo, trabalhando seu visual.

Diretor de Desfile Pensa na edição, na trilha, na cenografia e na iluminação – no desfile como um todo. 

Scouter – profissional que acompanha todas  as etapas dos castings com agências, com os produtores e com os stylist das marcas. Descobrem novos modelos, gente mais próxima da vida real para enriquecer os castings.

Booker Dentro das agências, é o booker quem cuida dos modelos, selecionando os trabalhos, negociando cachês, definindo agendas (encontro os clientes) e castings.

 – Coordenador de Camarim – È o profissional que cuida dos locais dos desfiles e pode ser o próprio produtor de moda. Supre as necessidades operacionais de cada estilista, supervisionando também as tarefas de organização e limpeza. Confere o casting e a entrada das roupas no camarim.

Assessor de imprensa – Acompanha os jornalistas até os seus lugares para ver o desfile. È munido de informação, levando recados de um lado para o outro, respondendo as perguntas, distribuindo releases e kits, trabalhando em rede, conferindo tudo nas suas listas de convidados  e, principalmente, munido de enorme disposição e bom humor para enfrentar o jogo de cadeiras e egos.

A assessoria de imprensa é uma prestação de serviço responsável por colocar o produto na mídia.

Ele precisa conhecer muito bem o universo do cliente, saber traduzir a informação para a imprensa em tempo certo, criando esse plus, um detalhe que destaque a coleção e sirva de gancho para matérias jornalísticas.

Jornalista de Moda Esse profissional trabalha na seção de moda, de jornal, revista, rádio ou TV, ele tem que saber reunir informações sobre a indústria da moda. Depois de escolher a pauta, ele define o título, juntamente cm outros repórteres que contribuem com pesquisas e fotos.

È essencial que tenha um contato com a indústria da moda para obter informações dos disigners, dos profissionais de marketing e das agências.

Fotógrafo de Moda – Os fotógrafos de moda a maioria são autônomos e trabalha,  principalmente, em projetos para ateliês, revistas, catálogos, desfile e agências de publicidade.

Em geral ele trabalha juntamente com os produtores de moda.

Camareira – é função das camareiras é deixar organizado um backstage de um desfile, ajuda os modelos na troca de roupas, organiza as araras com cada look e com as fotos de cada modelo correspondente com o look que irá desfilar e sua descrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: