Trendsetters vs. Trendspreaders

27 dez

Muitas marcas buscam se comunicar com os trendsetters, na esperança de que seu produto caia no gosto deles e que eles ajudem a formar a opinião da parte de baixo da pirâmide de consumo influenciando a grande massa. Eles são criteriosos e ajuda muito nos testes de produto, mostrando caminhos para inovações e incrementos. São, geralmente, aquelas primeiras pessoas a assistirem um determinado filme, a possuir um modelo novo de celular, a vestir uma nova cor de roupa. Se a sua relação com o produto for positiva, as chances de obter sucesso no mercado são maiores.

Muitos estudiosos do comportamento do consumidor diz que apesar dos trendsetters estarem no topo da pirâmide e serem de fato os adotantes iniciais, nem sempre são eles quem de fato ajudam a espalhar algo para as massas.
Já os trendspreaders não são os primeiros a adotar algo, porém, por serem grandes hubs (pessoas com grande número de contatos e credibilidade em seus círculos sociais), são os que disseminam essa informação, levando as novidades até a massa. Eles formam o elo entre a marca e a grande parcela do público. Muitos deles possuem blogs, são muito ativos nas mídias sociais e, portanto, são formadores de opinião.
As motivações de cada grupo são bem diferentes. Enquanto os Trendsetters buscam novidades para se diferenciar da multidão, os trendspreaders adotam o novo para se destacar e manter sua posição de referência. Para eles, o prazer está mais ligado ao fato de ser seguido. A novidade em si não é suficiente. Em geral, são aquelas pessoas que estão sempre divulgando bandas novas aos amigos, são os primeiros a contarem as novidades, são os que sempre aparecem com um filme novo que todo mundo acaba gostando. A luta dos trendspreaders é para se manter na posição de formador de opinião.

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