Curadora do Museu de Moda da Antuérpia dá palestras no Brasil

9 abr

A curadora do MoMu, Museu de Moda da Antuérpia, chega ao Brasil para uma série de eventos em uma iniciativa da Radar Consultoria. Karen Van Godtsenhoven, o cérebro por trás das últimas sete exposições do espaço, considerado berço da moda avant-garde, é presença constante em conferências de moda mundo afora. Especialista em design de moda belga, ela enxerga o universo também do ponto de vista cultural e sociológico.

Karen Van Godtsenhoven, curadora do museu de moda da Antuérpia

Karen Van Godtsenhoven, curadora do museu de moda da Antuérpia


Como parte da organização do museu, Karen também tem acesso a Royal Academy of Fine Arts da Antuérpia, que fica no mesmo prédio e é considerada uma das melhores escolas de moda do mundo. Em seu coração, arte e moda batem na mesma medida. Os estudantes são estimulados a expressarem sua individualidade através do design e cada trabalho é tratado como uma obra de arte. Para muitos jovens talentos, essa combinação funciona como um ímã ou um chamado.

A Antuérpia é conhecida como um embrião de talentos para a moda e o design, que dividem uma estética minimalista e conceitual ou um olhar mais radical sobre a moda. No final da década de 1980, seis estilistas ficaram conhecidos como o grupo “The Antwerp 6”: Ann Demeulemeester, Walter van Beirendonck, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Dirk van Saene e Marina Yee. Martin Margiela também era estudante na Academia na época, mas o fato de não ter se juntado a eles em um desfile especial em Londres o deixou de fora do grupo original. Essa turma colocou a cidade no mapa da moda definitivamente.

Após essa geração, designers como Raf Simons, Veronique Branquinho e Haider Ackermann seguiram seu legado estético. E ainda mais recente, a dupla Peter Pilotto, cujos estilistas também estudaram na Academia.

O museu e a escola ficam no mesmo prédio e têm uma conexão real e profunda que acaba por beneficiar os estudantes. Ambos têm como marca registrada a busca pela individualidade. E essas duas instituições fazem parte do ModeNatie, grupo que agrega vários parceiros criativos.

Este é o universo de Karen, que participará de palestras e conversas em Fortaleza, Rio e São Paulo. Pessoa muito interessante, com uma visão diferente da moda, vale a pena conferir. Veja a agenda da jovem curadora no País:

14 de abril @ Fortaleza
9h30: Palestra de abertura do Dragão Pensando Moda: “A importância dos Museus de Moda na valorização da cultural nacional e regional”
Local: Auditório Unidade Senac, Iracema
Valor: R$ 45
Mais http://senacmodace.wordpress.com/category/dragao-fashion-brasil/dragao-pensando-moda/

18 de abril @ Rio
19h: Palestra com a Escola de Artes Visuais
Local: Parque Lage
Mais: http://www.eavparquelage.rj.gov.br/

23 de abril @ São Paulo
Conversa com Karen no CCBB em São Paulo, realizada por Cristiane Mesquita (Zigue Zague) e Radar Consultoria
Informações: (11) 3113-3651/3652 ccbbsp@bb.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: